Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #8 Coração de Tinta

by - sábado, janeiro 19, 2013


Nome do Livro: Coração de Tinta
Autora: Cornélia Funke
Editora: Cia. das letras
ISBN: 9788535907728
Páginas: 455
Lançamento: 15 de janeiro de 2009


Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebe, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada.

Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração de Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



Resenha: Nossa resenha de hoje, é sobre o livro Coração de Tinta, alguém aí já leu? O que acharam dele? Sem dúvidas é um ótimo livro, te deixa fascinada. Mas, confesso que eu enrolei bastante pra terminar de ler ele. E eu sinceramente amei o filme, talvez até mais do que o livro. Mas vamos ao que interessa [...]
Meggie é uma garota de 12 anos que vive com o pai, Mortimer - ou simplesmente Mo, como é conhecido pela família e amigos mais próximos. Um restaurados de livros antigos. Seu trabalho é tirar as capas velhas e encapá-los novamente com algo novo, tirar as traças do livro, e  remedar páginas, o que certamente é o sonho de qualquer leitor. Assim como seu pai, Meggie tem uma imensa paixão pelos livros, e desde criança, insistia para o pai ler histórias para ela na hora de dormir, mas ele nunca lia, e sempre dizia que era porque não gostava de ler em voz alta, e assim desde cedo, ensinou-a a ler seus próprios livros.
Desde que sua esposa desapareceu misteriosamente em uma noite quando Meggie tinha apenas três anos, Mo prometeu à si mesmo que nunca mais leria um livro em voz alta. E sempre pareceu à Meggie, que seu pai estava a procura de algo. Pois ele sempre entrava em uma livraria quando via uma, e sempre saía de lá desapontado, mas ele insistia que não era nada.
Mo vive o drama de ser o que as pessoas chamam de "Língua Encantada", ele tem o dom de tornar real qualquer objeto ou personagem de um livro, basta apenas lê-lo em voz alta, é como magia. Mas, como tudo tem o seu preço, quando algo sai do livro, em troca, alguma coisa do mundo real, entra. Mas Mo, não tem controle sobre o que sai e o que entra. Em uma noite quando Meggie tinha apenas três anos, ele estava lendo para ela e sua esposa o livro "Coração de Tinta", e era tarde demais quando descobriu sobre seu dom. Os vilões do livro ganharam vida, e a esposa de Mo, foi para dentro do livro.
Capricórnio, o "chefe" de todos os vilões que saíram do livro naquela noite, mandou que queimassem todos os exemplares existentes de "Coração de Tinta", pois não queria ser mandado de volta para dentro do livro. Guardando apenas um, à sete chaves, pois pretendia tirar do livro, seu amigo Sombra, o mais terrível de todos os males.
Mas Mo, não desistiu, e desde aquela noite, sempre que entra em uma livraria, procura pelo livro, para conseguir libertar sua esposa e trazê-la de volta.


"Dedo Empoeirado examinou os dedos vermelhos e passou a mão na pele esticada.
- Talvez ele queira me contar como termina a minha história - ele murmurou.
Meggie olhou para ele incrédula.
- Você não sabe?
Dedo Empoeirado sorriu. Meggie continuava não gostando daquele sorriso. Ele parecia esconder alguma coisa.
- O que tem de mais nisso, princesa? - ele perguntou em voz baixa. - Por acaso você sabe como a sua história termina?


Cornélia Funke, escreve de maneira fluída, leve e doce. É um livro super gostoso para ler. A leitura é rápida e fácil, apesar de ter mais de quatrocentas páginas. Ao decorrer do livro, vocês podem ficar com alguma dúvidas, assuntos não entendidos, mas com certeza no final você descobrirá todos os segredos do mágico mundo de Coração de Tinta, e entenderá tudo. O livro tem bastante ação, drama, suspense e muitas reviravoltas. Lendo, você será cativado por cada diferente frase que ler, e como Mo, você será capaz de fazer saltar da página, a mágica história de Cornélia Funke. O livro tem duas capas, a do filme com certeza é perfeita, sou totalmente apaixonada por aquela capa. A narração da autora, é única. Ela te faz enxergar o que ela quer, o ponto de vista dela, de um jeito difícil de encontrar. Os personagens são muito bem elaborados, cada um com uma personalidade totalmente diferente do outro. Até os personagens secundários são importantes para a trama. Os cenários são ricamente descritos, com todos os detalhes, que nos faz imaginar como seria estar lá. Coração de Tinta, é um livro super marcante, e está recomendado. Se ainda não leu, leia. Tenho certeza que não irá se arrepender.
E ainda não para por aí, o livro faz parte de uma trilogia, chamada "Mundo de Tinta", onde os próximos livros serão "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta", espero que sejam tão bons quando o primeiro, e nos façam viajar ainda mais nesse magnífico mundo do Língua Encantada.



You May Also Like

7 comentários

  1. Adoro este livro. É tão perfeito.
    *o*

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    blogflordelis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo não é amor? *O* Também gostei muito dele. Beijão <3

      Excluir
  2. Nossa, quando eu vi o filme nem imaginei que existisse um livro lindo por trás de todas as filmagens. Mais um livro que preciso ler *---*

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito da sua resenha.
    Também fiz uma resenha sobre "Coração de Tinta" no meu blog, será que você poderia dar uma olha e dizer o que achou?
    Estou seguindo seu blog, se você retribuir ficarei muito agradecido.
    Abraços.
    http://acervodeamor.blogspot.com.br/2014/03/acervo-de-resenhas.html

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito da capa,mas pela sua resenha parece ser um bom livro..

    ResponderExcluir
  5. Amo, mais para ser sincera eu prefiro o filme do que o livro.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu gostei muito do filme. Não sabia que tinha livro dele, não! Mais um para lista de leitura.

    ResponderExcluir