Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #4 Crepúsculo

by - quinta-feira, janeiro 10, 2013

Nome do livro: Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078304
Páginas: 416 ( 1ª edição )
Lançamento: 5 de outubro de 2005


Sinopse: Crepúsculo poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.
Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
Nesse universo fantasioso, os personagens construídos por Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.



Resenha: O livro começa contando a história de Bella Swan, uma garota que têm os pais separados, e decidiu morar com a mãe em Phoenix, uma cidade do Arizona onde o sol e o calor predominam constantemente. Sua mãe se casou novamente, e seu atual marido é jogador de base ball, e viaja muito à trabalho. Bella então, decide ir passar uns tempos com seu pai, Charlie, o chefe de policia da cidade de Forks, em Washington, uma cidade onde a chuva e o frio são constantes, e somente em raros dias o sol aparece. Mas tem um problema, Bella simplesmente odeia coisas frias e úmidas.
Ela poderia ser um típica adolescente americana, com seus dramas, medos, conflitos existenciais, ser uma líder de torcida, a melhor jogadora de vôlei da turma e tudo o mais. Mas Bella sempre se sentiu "fora de foco", diferente das outras pessoas. Ela é uma garota de pele clara, o que é estranho pra quem viveu a vida toda no Arizona embaixo do sol, é totalmente descoordenada, não consegue praticar um esporte sem machucar alguém ou a si própria, e é um tanto quanto "sem sal".
Em seu primeiro dia de aula, um grupo de estudantes, chamam sua atenção. Não só por sua palidez ou beleza inumana, mas porque nenhum dos Cullen se quer parecia saber da existência dela, já que quando há alguém novo em uma cidade pequena, ela se torna a nova celebridade, todos querem conversar ou conhecer melhor ela. Em uma de suas aulas, Bella encontra Edward, o mais novo dos Cullen, e ele não parece muito feliz em vê-la. Quando a aula termina, Bella encontra Edward na secretaria da escola, tentando insistentemente mudar seu horário de aula, que tem com Bella, para qualquer outra matéria, mas a secretária diz que não há vagas em outras salas. No dia seguinte, Bella esperou ele chegar, queria confrontá-lo e perguntar qual era o problema dele, mas ele não apareceu na escola. Nem no dia seguinte, e nem no outro.
Quando finalmente apareceu, estava gentil, diferente do outro dia, e começou a conversar com ela. Até um dia salvá-la de um acidente envolvendo uma mini-vã. Bella fica confusa com sua mudança de humor, pois em um dia, tudo está bem, já no outro, ele diz que não podem ser amigos.
Com o passar do tempo, Edward desiste de tentar afastar Bella de sua vida, mesmo porque isso não está dando nenhum resultado, e ela precisa dele ao seu lado. Até que um dia, ela descobre que Edward, é um vampiro. Mas em momento nenhum se deixa intimidar ou sair do lado dele, até que inevitavelmente, se apaixonam.
Bella arrisca sua vida ao lado de Edward, pois o mundo dele não é lugar pra uma mera humana. E mesmo ele e sua família não sendo perigosos para Bella,  eles não são os únicos vampiros que existem por aí. Ele faz de tudo para protege-la, mas o "tudo" pode não ser o bastante.


"Eu não me relaciono bem com as pessoas da minha idade. Talvez a verdade seja que eu não me relaciono bem com as pessoas, e ponto final. Até a minha mãe, de quem eu era mais próxima do que de qualquer outra pessoa do planeta, nunca esteve em sintonia comigo, nunca esteve exatamente na mesma página. Às vezes eu me perguntava se via as mesmas coisas que o resto do mundo. Talvez houvesse um problema no meu cérebro". - Bella Swan


You May Also Like

8 comentários

  1. Gostei dos livros e me decepcionei seriamente com os filmes. Ainda não assisti Amanhecer Parte 2 mas li que eles iriam modificar o final o_O
    Sei que precisam transformar o livro em algo visual e isso com certeza significa modificar algumas coisas mas mudar o final ?

    ResponderExcluir
  2. Ah! Crepúsculo é perfeito. Foi a saga que deu origem as minhas divagações como escritor, então sinceramente tenho de especial com estes livros. Apesar de todas as criticas e zoação com ele, e sim concordo plenamente com sua resenha, mas acredito que o pessoal precisa enxergar o lado bonito existente nessa história. o romance entre Bella e Edward é mais notavel, e não digo isso como fã. Admito que muitas modificações foram desnecessárias, como brilhar no sol. Mas sinceramente, o livro possui seu potencial.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, claro. A história, é bonita sim. O romance da Bella e do Edward é uma coisa bem intensa, difícil de ver hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu me sinto a Bella alguma vezes, pelo jeito de ser calada, tímida, mas uma pessoa que não imaginava as surpresas que a vida ofereceu a ela, eu gostaria de um amor assim, bem diferente haha.

    ResponderExcluir
  5. Ameiiiiiiiii a saga. Tenho os livro e assisti todos os filmes. Realmente foi paixão nacional. Apesar de ser um dos livros mais resenhado na blogsfera, gostei muito da sua resenha. Clara e objetiva, Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Livro e filme perfeitos..Saga perfeitaa.!

    ResponderExcluir
  7. Essa saga é perfeita....Amo muito.

    ResponderExcluir
  8. Chega de falar sobre vampiros produções já existentes, e Twilight é um deles, embora não o melhor. Há outros como que podeos ver na serie True Blood, mostrando personagens mais interessantes que não semear o medo no espectador e não apenas como o romance Crepúsculo.

    ResponderExcluir