Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Os 10 mais influentes livros de fantasia

by - domingo, janeiro 20, 2013


0s 10 Mais Influentes Livros de Fantasia


O site Best Fantasy Books é um dos especialistas do gênero lá fora, e possui listas bem interessantes. Reproduzo outra aqui com influentes livros de fantasia, que sem entrar no mérito revela que a maioria não teve influência ainda em terras brasileiras e não nos é conhecida, e também possui suas ausência, pois não imagino As Crônicas de Nárnia e Harry Potter fora desta lista. Mas enfim, aí está:

1 - O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien: Certamente não teríamos boa parte do que há de fantasia nas prateleiras, não fosse Tolkien. Hoje quase todo o gênero recebe influência de O O Senhor dos Anéis, e coube a Tolkien colocar a fantasia em uma situação de respeito na literatura.

2 - The Chronicles of Amber, de Roger Zelasny: Embora não tão conhecida, o livro citado diversas vezes, contribuindo para com a literatura com seu conceito único.

3 - Lyonesse, de Jack Vance: Um trabalho superlativo que antecede a Tolkien, onde não há firulas e nem exageros, e cada palavra está onde deve estar, segundo o site.

4 - Fafhrd and the Gray Mouser, de Fritz Leiber: Livros bastante curtos para os padrões da fantasia, e que ainda não são totalmente conhecido dos leitoras, mas o autor é um dos responsáveis pelo gênero espada e feitiçaria.

5 - The King of Elfland's Daughter, de Lord Dunsany: Dentre outros nomes famosos, os escritor irlandês teria influenciado autores como Jorge Luis Borges e Neil Gaiman.

6 - Gormenghast, Mervyn Peake: Livro baseado numa estrutura poética e uma narrativa com imagens ricas e bastante ação.

7 - Conan, de Robert E. Howard: Embora sua influência não seja do mesmo tamanho de outros livros, é com ele que começa o gênero de espada e magia na literatura.

8 - The Worm Ouroboros, de E. R. Eddison: Se Tolkien é considerado um dos pais da fantasia moderna, é possível dizer que Eddison ajudou bastante com suas influências, que além de agradar Tolkien, também influenciou C. S. Lewis.

9 - The Wizard of Earthsea, de Ursula K. Le Guin: Um conto que transcende o tempo mantendo-se sempre atual, e uma das bases da literatura de fantasia. 

10 - A Roda do Tempo, de Robert Jordan: Uma obra que ainda influencia novas gerações de autores, na literatura, e até mesmo na televisão como as referências encontradas na série Lost, além da grande legião de leitores ao longo do tempo.

* Créditos ao Lost Girly Girl

You May Also Like

3 comentários

  1. Só conheço o senhor dos anéis.

    ResponderExcluir
  2. não conheço os outros só Senhor dos Anéis,mas parecem ser bons livros..

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar deles, eles são bem populares nos EUA e Europa, mas não li nenhum ainda ;)

    ResponderExcluir