Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #6 O simbolo perdido

by - segunda-feira, janeiro 14, 2013


Nome do livro: O Simbolo Perdido
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296554
Páginas: 512
Lançamento: 2009


Sinopse: 
Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos.


Resenha: Depois de Código Da Vinci, que trouxe o reconhecimento e a fama à Dan Brown, e o deixou conhecido como um dos maiores autores do mundo, ele volta com "O Símbolo Perdido", uma nova aventura de Robert Langdon, o professor de simbologia religiosa na Universidade de Harvard, que promete muito suspense e mistério. Como todos sabem, é claro, Brown é um simbolo de polemica, tratando sempre como tema principal em seus livros, a maçonaria, sociedades secretas, e a igreja católica.
Robert é contatado as pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon, um dos mais importantes maçons do ultimo grau, para dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Langdon reluta, mas por consideração à Peter, resolve aceitar. Chegando lá, depois de uma série de acontecimentos bizarros, Langdon percebe ter sido enganado, e que seu amigo Peter está em apuros. Seguindo algumas pistas, ele descobre que seu amigo  foi sequestrado por Mal'akl, um de seus irmãos maçons e um homem terrível e misterioso, que com isso, chantageia Langdon e o obriga a encontrar um antigo e lendário tesouro escondido à séculos. Um tesouro, cuja lenda, diz estar escondido bem ali, em Washington, em troca da vida de Peter.
Agora, a vida de Robert se mostra cheia de aventuras, revelação de mistérios e perseguições. Com a ajuda da irmã de Peter, Katherine Solomon, uma cientista que investiga secretamente a noética [uma disciplina de formulação recente, seu objetivo e as metas que persegue já foram estudados por várias correntes de filosofia e fazem parte de todas as tradições esotéricas das religiões do mundo. No oriente Buda disse que o mundo é criado por nossos pensamentos, que a consciência está em toda parte e que é realidade. ( Fonte Wikipédia). Ou seja, a ciência que estuda o poder da mente humana no mundo real] e de Warren Bellamy, o arquiteto do Capitólio e um outro irmão maçom de Peter.  Os três correm contra o tempo para conseguir o que Mal'akl quer, e salvar a vida de Peter.
Eles não sabem em quem confiar, já que muitos estão envolvidos em manter o segredo escondido e longe das mãos de pessoas irresponsáveis, que fariam mau uso de seu saber. Segundo o livro, com o domínio da mente, o homem conseguiria chegar à Apoteose, ou seja, fazer com que literalmente o homem se torne Deus, ou a chamadatransformação divina.
Mitos, símbolos, segredos, sociedades secretas se mostram presentes nos segredos de organizações secretas e que surpreendem, fascinam, e ensinam quem se aventura pelos livros de Dan Brown.


Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo, é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar nos livros. 


Dan Brown nos fascina novamente em O Simbolo Perdido, nos faz querer conhecer cada ponto de Washington citado do livro, com seus mistérios e suas obras de arte, também nos faz querer pesquisar mais a respeito dos assuntos tratados no livro. A narração aborda alguns mistérios da Maçonaria e também o convívio entre pais e filhos rebeldes, política e religião. Este é um livro que prende a gente, devoramos cada capítulo e nos surpreendemos muito com cada um deles. Não vemos a hora de chegar no final, para descobrirmos qual é esse símbolo tão importante que dá para quem o encontrar, tamanho saber. A cada capítulo você se surpreende mais do que no anterior, e o fim é totalmente inesperado. Nem em seus maiores devaneios, iria descobrir como termina esta história. A narrativa, é ótima e leve, você lê com uma rapidez inacreditável. Brown escreve tudo de forma tão clara, que facilita muito o entendimento. A capa então, é LINDA, acredito que muitos já compraram o livro só pela capa, e acabaram amando a história. O enredo é fantástico, te prende e você não consegue deixar o livro de lado. A cada livro Dan Brown nos surpreende mais. Qual será a próxima aventura de Robert Langdon nas mãos desse maravilhoso autor?




You May Also Like

5 comentários

  1. Livro excelente, li ele e adorei, o escritor também é um gênio! Gostei da resenha.
    tudodoslivros.blogpot.com
    :D

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Isso sim que é livro hein!
    Por mais incrível que pareça, ainda não li nada do autor.
    Mas lendo a sua resenha, acho que vou começar por esse. Justamente por ter uma narrativa leve, não tão densa quanto me parece ser a de Código Da Vinci.
    Adorei a resenha! Parabéns!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  4. Todos os livros do Dan Brown são ótimos né! :)

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus livros favoritos do Dan Brown!!!

    ResponderExcluir