Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #80 - Quatro

by - sexta-feira, janeiro 02, 2015

Nome do livro: Quatro
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802218
Páginas: 271
Encontre-o: Skoob | Orelha de Livro
Compre-o: Saraiva | Submarino | Americanas
Estou com medo do que serei obrigado a fazer na Audácia, do que terei vontade de fazer. Medo de que possa haver algum tipo de violência oculta dentro de mim, forjada pelo meu pai e pelos anos de silêncio aos quais minha facção me submeteu. 
Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.
Ele revira os olhos, mas sei que fui bastante claro. Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa. Alguém que não aceita comentários agressivos de sabichões da Erudição. Alguém que sabe ser agressivo de volta. Alguém, enfim, pronto para lutar. Quatro.
Quero carregar algo que me lembre de que, embora as feridas cicatrizem, elas não somem para sempre. Eu as carrego para todo lugar a que vou, sempre, e é assim que as coisas são, assim que as cicatrizes são. 

O livro "Quatro" de Veronica Roth é um extra da trilogia Divergente, que nos permite conhecer melhor Tobias Eaton, ou simplesmente Quatro. Todos os seus medos, indecisões e escolhas estão agora abertos para que possamos conhecer mais a fundo este personagem tão fascinante.

Tobias é um adolescente que vive na Abnegação, uma das cinco facções da cidade de Chicago, junto com seu pai Marcus, um dos líderes do conselho. Agora, aos dezesseis anos, ele terá que decidir por conta própria qual será seu destino e sua facção onde passará o resto de sua vida.

Para fugir de seu pai, um homem aparentemente calmo e tranquilo mas que na realidade o bate sempre, Tobias em sua Cerimônia de Escolha, opta pela facção da Audácia, onde se encontram os membros mais corajosos da sociedade e os responsáveis pela segurança de toda a cidade dentro da cerca.

Logo ao chegar lá, Tobias teve de passar pela sua paisagem do medo. É injetado nele um soro que ativa a parte de seu cérebro que processa o medo, fazendo assim com que ele tenha que enfrentar cada um de seus medos para poder chegar ao próximo. O surpreendente, é que Tobias possui apenas quatro medos, enquanto a média geral possui de 10 à 15 medos bem ruins. Por isso, Amah, seu instrutor, lhe dá o nome de Quatro, mas mais do que isso, lhe dá uma nova chance de recomeçar, e de talvez ser até temido.

Durante sua iniciação, Quatro aprende a lutar e a sobreviver na Audácia. O menino que antes apanhava do pai, agora é tido como uma referência em sua nova facção. Ele melhora mais a cada dia, se superando e testando seus limites. E é durante a iniciação que Quatro faz amigos que serão para toda a vida.

Depois de concluir sua iniciação em primeiro lugar, Quatro é agora uma das lendas da Audácia, tento que é convidado por Max, um dos líderes, a se juntar à eles e fazer um treinamento para ser um possível líder da Audácia, mas Quatro recusa, preferindo assim, treinar os iniciandos e trabalhar na sala de controle.

Para escapar do fato de que eles são oprimidos por sua facção, Quatro procura por breves momentos de rebeldia onde sente que pode ser livre, e muitas vezes conta com Zeke e Shauna a seu lado para conseguir isso. Depois de descobrir que sua mãe não está morta como sempre o fizeram pensar, e que agora ela é líder dos sem-facção, seu mundo vira de cabeça para baixo, e ele decide que não será controlado por ninguém, nem pela sua mãe, nem por seu pai, e nem por Max, e que talvez, com o mundo de cabeça para baixo, seja onde melhor ele se encaixa.

Depois de conhecer Tris, as coisas melhoram para Quatro. Ele encontra uma pessoa em que pode confiar cegamente, e de quem não consegue manter distância. Quando as coisas chegam a um ponto caótico, como agora, onde Eric está cada vez mais desconfiado de Quatro, o ataque à Abnegação está prestes a acontecer e sua mãe tentando manter contato, ele se agarra à Tris e a chance de um novo recomeço que ela representa, um recomeço com alguém do seu lado que compartilhe e retribua seu sentimento.
Fiquei tão perturbado com a luta que nem parei pra pensar no que significa ter derrotado Eric: agora sou o primeiro na minha turma de iniciandos. Eu posso ter escolhido a Audácia como um refúgio, mas não estou apenas sobrevivendo aqui, estou me destacando. 
O livro também nos oferece três cenas exclusivas vistas pelo ponto de vista de Quatro, que nos faz ter uma nova percepção sobre elas. Um bônus realmente cativante e maravilhoso! Tudo o que vier de Veronica Roth, eu provavelmente lerei e amarei, principalmente se for algo relacionado à Divergente. Com uma narrativa simples e que nos faz amar Tobias ainda mais, por conhecer a sua história e seus medos, onde somos incluídos a sua vida e soubemos realmente o que ele enfrentara com o pai. E diferentemente do que ele diz. não acho que ter optado pela Audácia tenha sido uma atitude covarde, e sim uma das mais corajosas que já tomara em toda a sua vida.
Não sei por que ela está aqui, mas acredito que tenha escolhido a Audácia para se libertar. A Abnegação teria sufocado a faísca nela até que se apagasse por completo. Mas, apesar de todas as suas falhas, a Audácia alimentou essa faísca, transformando-a em uma chama. 

You May Also Like

4 comentários

  1. Oieeee!!!!
    Estou simplesmente louca para ler, muitos falam que os livros dela são maravilhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeeeey! *-*
      Realmente são maravilhosos, Amandinha! Eu amei todos eles!

      Excluir
  2. Estou muito curiosa sobre essa saga... quero muito ler

    ResponderExcluir
  3. Pensei muito se leria ou não esse livro depois de terminar a trilogia Divergente e optei por não ler, para atrasar o fim desse mundo. Estou super curiosa para saber mais do nosso queridinho Tobias =)
    Beijos

    ResponderExcluir