Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #23 - A ideia

by - sábado, março 30, 2013

Nome do livro: A ideia
Autor: Lucas Chagas
Editora: Nova Século
ISBN: 9788576797661
Páginas: 421
Lançamento: 2012

Sinopse: Um homem, no limite do sofrimento, decide compartilhar sua jornada e escreve a mais sincera declaração de amor. Dessa forma, ele leva até você, leitor, a trajetória vívida de uma paixão que, sem imaginar, mudaria sua forma de ver a vida. Beatrice Dumont, 23 anos, estava habituada à mesmice da sua vida, mas percebe, durante uma noite de forte chuva, que aproveitava pouco sua juventude. E tudo parece piorar quando ela se apaixona por Benjamim. Porém, ela nem imagina o que a espera... Sem achar uma luz no fim do túnel, sente a necessidade de dar um passo em direção à mudança de vida. Mas o que ela parecia ter esquecido é que a felicidade, muitas vezes, pode trazer consigo perdas irreparáveis, principalmente quando os laços afetivos com as pessoas que amamos são muito fortes. A Ideia não é uma história de um amor perfeito, no qual o universo conspira a favor. É uma história de luta pelo amor, quando tudo parece estar contra. Fala da vida em sua brevidade, sem deixar de lado os instantes que fazem dela algo eterno. 



Durante uma noite, Beatrice Dumont, uma estudante de 23 anos, se dá conta de coisas que só conseguimos perceber em uma noite como aquela... uma noite chuvosa. Ela vive submersa em sua rotina: Acorda cedo, vai para a faculdade, e três vezes por semana passa o dia todo lá, volta para casa, come algo, dorme, e acaba não aproveitando nada de sua vida. Ela se considera apenas como uma "ocupação de espaço", era uma pessoa oculta, de pouca fé, e que quase nunca aproveitava as oportunidades que lhe eram dadas.
Beatrice cursa a faculdade de Letras, e divide o apartamento com sua tia, já que perdeu os pais muito cedo. Mas as duas praticamente não conversam há três anos. Sua melhor amiga é Brenda, elas se conhecem há cinco anos e são inseparáveis.
Quanto mais os dias passam para Beatrice, mais ela percebe o quanto não viveu, o quanto deixou de lado. Por medo de se tornar uma pessoa comum, vil, e egocêntrica  a única coisa que ela pensa, é no futuro, e com isso esquece de viver o seu presente. Ela sabe que tem que tomar um novo rumo para sua vida, aproveitá-la e mudar suas atitudes, mas não tem nem ideia por onde começar. Por mais que ela tente mudar, movimentar sua vida, sentimos que ela continua parada no mesmo ponto. Até que um dia, em uma saída com uns amigos à um bar próximo, se impressiona com um rapaz um tanto misterioso, e que nem prestara muita atenção nela. 
Bia jamais esperaria o que o futuro havia lhe reservado, e apesar das aparências, seu amado não era livre. Mas ela sabe que está diante de sua oportunidade de mudar a sua vida, de iluminar sua existência, e dar um motivo para sua sobrevivência. Ela só se esquece que muitas vezes, conseguir o que queremos muitas vezes custa um alto preço, como perdas e separações irreparáveis. 
O livro de estreia do autor, é sem dúvidas um livro muito reflexivo, que ao longo dos capítulos, descreve não só a história em si, mas também trás a tona, todos os sentimentos dos personagens. Logo no prefácio, já descobrimos o fim do livro, o que me deixou surpresa, mas ao mesmo tempo bastante curiosa para ler e descobrir como as coisas chegariam à esse ponto. Observamos todo o sofrimento de Benjamin, sua infelicidade e dores.Ele é quem escreve o livro, mas do ponto de vista de Beatrice, sua amada, para mostrar à todos como a conhecia melhor que todas as outras pessoas e demonstrar o quanto ainda a ama.

Quem já viveu uma história de amor? Quem nunca sentiu o famoso frio na barriga ao estar perto de alguém que adora? Perder o chão. Perder o céu. Nada mais importa, não há nada mais ali, além daquele alguém.

A resenha de hoje foi do livro "A Ideia", de um de nossos autores parceiros, Lucas Chagas. A história em si é bem interessante, todo o romance envolvido, mas confesso que quase não consegui me concentrar no livro, tenho a impressão de que deixei passar uns detalhes muitos importantes. Lia as páginas, mas quando  percebia, não tinha entendido nada do que havia acabado de ler. O livro é bem reflexivo, e para os que gostam desse tipo de leitura, irá adorar "A Ideia". A melancolia da protagonista no início, me incomodou um pouco, porque a única coisa que ela fazia era reclamar. As coisas só melhoraram depois dela encontrar Benjamin, por quem morreu de amores. É muito interessante quando a história se aprofunda, e você pode perceber melhor o que Bia sente por Benjamin, e o que Benjamin sente por Bia. Há uns trechos totalmente perfeitos no livro, que nos faz refletir e pensar em nossa própria vida. A diagramação do livro está excelente, e achei a capa muito linda. A escrita do autor é perfeita, ele tem talento, isso não há como negar, em sua narrativa, ele mescla interações com o leitor, frases reflexivas e um vocabulário de dar inveja. Acho que o livro deixou um pouco a desejar na sinopse, e na construção da protagonista, mas Lucas tem um talento de sobra, para que no próximo livro, essas pequenas falhas, não atrapalhem o desenrolar da história.

Mas acontece que mergulhamos em correntezas, sem saber exatamente onde vamos chegar. E quanto menos lutamos contra e mais nos deixamos levar, mais percebemos que essa correnteza é o nosso lugar. 




You May Also Like

2 comentários