domingo, julho 14, 2013

Brasileiros estão lendo muito pouco, aponta estudo.


Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligente apontou uma porcentagem alarmante do número de livros que osbrasileiros costumam ler. Em média, nós, lemos 4 livrospor ano. Isso mesmo, os brasileiros estão lendo 4 livros ao ano e dentro desses 4 livros, apenas 2 são lidos completamente.



Com os preços de livros tão altos, é possível entender que os brasileiros tem outras prioridades, mas nós temos bibliotecas públicas, onde não existe custo algum e sabe o que a entrevista apontou? Bom, 75% da população brasileira nunca pisou numa biblioteca. Sério, isso é número alarmante em tantas esferas, pois sem leitura, nós não chegaremos a lugar algum e quantos analfabetos funcionais existem pelo Brasil? Como seria possível uma pessoa que só sabe ler e escrever o seu nome ser considerada uma pessoa alfabetizada?
Vamos ler um pouco mais, existem acervos onlines gratuitos, bibliotecas públicas, tudo para que possamos entrar no mundo da leitura! O começo pode ser complicado, mas vamos fazer um teste, pegue um livro, com uma sinopse que você ache que vai gostar e comece devagar, leia sem pressa. Quem sabe assim, você comece a tomar gosto pela leitura, às vezes você só começou com o livro errado!

*Fonte: Ligados na Net

8 comentários:

  1. Eu acho muito triste essa realidade brasileira... O povo não é incentivado a fazer nada que nos faça pensar, pq isso não é bom pros governantes corruptos que controlam nosso país, né... :/

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Pois é Michelly. Ainda mais com o mundo tecnológico em que vivemos hoje! Claro que a tecnologia nos ajuda muito. Mas acho que todos deveriam reservar um tempinho de seu dia pra se dedicar mais a leitura.

    ResponderExcluir
  3. OI!
    Nossa, isso é muito triste mesmo, ma so pior que e bem assim.
    As vezes as pessoas me perguntam quantos livros eu leio por mes e quando digo em media de 10 sempre falam e eu nao leio nem um, talvez um por ano. É apavorante.
    Temos que incentivar a leitura.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nessa! A leitura hoje em dia está cada vez mais rara, e as pessoas nãoa creditam quando dizemos que lemos MUITO MAIS que 4 livros por ano, que pra eles já é muito! Triste realidade :\

      Excluir
  4. A cada ano o índice de leitura do brasileiro vem caindo e isso acaba gerando um certa preocupação, quanto menos as pessoas leem elas vão ter menos vocabulário, menos cultura, diminuição significativa da criatividade, da capacidade de formar opiniões próprias, enfim, a falta de leitura acaba atingindo diretamente a cada pessoa de país e consequentemente a imagem no exterior ( nesse quesito, pelo menos ).

    ResponderExcluir
  5. Nossa que absurdo isso..MDS...

    ResponderExcluir
  6. Não me incluo nisso não! Hahaha

    ResponderExcluir
  7. Estou longe dessa estatística, embora é a triste realidade, as crianças hoje em dia preferem escutar funk do ler um conto, uma historia e os pais nem incentivam a leitura, lamentavel.

    ResponderExcluir