Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #77 - Divergente

by - segunda-feira, dezembro 22, 2014

Nome do livro: Divergente
Autora: Verônica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Páginas: 500
Encontre-o: Skoob | Orelha de Livro
Compre-o: Saraiva | Submarino | Americanas

Entro no meu quarto e, ao fechar a porta, me dou conta de que a decisão pode ser simples. Escolher a Abnegação exigiria uma grande demonstração de altruísmo da minha parte, e escolher a Audácia exigiria uma grande demonstração de coragem, e talvez apenas a escolha entre uma das duas facções já seja uma comprovação de onde eu pertenço. Amanhã, essas duas qualidades se enfrentarão dentro de mim, e apenas uma poderá vencer. 

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

“Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra.
É uma linda maneira de se pensar.”


“Para mim, há uma diferença clara entre alguém que não tem medo e alguém que toma atitudes, apesar do medo.”


“Sou orgulhosa. Algum dia irei me meter numa confusão por causa disso, mas hoje meu orgulho me torna corajosa.”

Há décadas, depois que a guerra terminou, a única cidade que restara no mundo todo, fora Chicago. Então, as pessoas perceberam que a culpa do mundo estar em guerra, não poderia ser atribuída à política, religião, raça ou nacionalismo, e sim pela personalidade humana, onde esta se inclinava para o mal. Desta forma, decidiram dividir a cidade em cinco facções, cada uma responsável por um serviço dentro dos muros da cidade e que procuravam erradicar um dos males que eles acreditavam ser responsáveis pela desordem do mundo. Os que culpavam a agressividade formaram a facção da Amizade. Os que culpavam a ignorância formaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade se tornaram da Franqueza. Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação. E por último, aquele que culpavam a covardia se tornaram da Audácia. Seguindo este sistema, aos dezesseis anos, os adolescentes, durante a Cerimônia de Escolha decidiam para qual facção iriam e por consequência, passariam o resto de suas vidas.

Beatrice é uma garota que vive na Abnegação junto com seus pais e seu irmão Caleb. Os membros da Abnegação, rejeitam a vaidade, tendo assim, permissão para se olhar no espelho apenas a cada três meses. Eles dão abrigo e comida aos sem-facção, que são aqueles que não conseguiram completar a iniciação na facção que escolheram, e também são responsáveis pelo governo, já que pensam mais nos outros do que em si mesmos. 

Beatrice e Caleb têm agora dezesseis anos e precisam decidir para qual delas irão. Tudo começa com o teste de aptidão, onde em uma sala com um dos administradores, eles passam por diversos testes que irão lhes dizer no final, para qual facção eles têm a aptidão de ir, onde eles melhores se encaixam. Das cinco facções, o teste elimina quatro, restando apenas uma em seu resultado, mas não é o que acontece com Beatrice. Durante seu teste, ela descobre que é uma Divergente, que são aqueles que se encaixam em mais de uma facção, sendo seu resultado: Erudição, Abnegação e Audácia. 

O governo teme os Divergentes, pois ninguém tem o poder de controlá-los, nada controla suas mentes. Por esse motivo, quando descobrem algum desses infiltrado nas facções, são automaticamente mortos, sem nem pensar duas vezes. Agora Beatrice sabe o risco que corre se alguém descobrir sobre isso, portanto, a administradora de seu teste pede para que ela não diga para ninguém sobre o seu resultado, nem mesmo para sua própria família, pois isso poderia colocá-la em sérios riscos. 

Depois do teste de aptidão, vem a Cerimônia de Escolha, onde os adolescentes finalmente decidem para qual facção irão. Beatrice, escolhe a Audácia, a facção guerreira e encarregada da proteção da cidade, tendo assim que abandonar sua família. Os membros da Audácia são chamados por alguns de loucos, já que pulam de trens em movimentos, escalam paredes e prédios enormes, e basicamente vivem se arriscando. Seu senso de aventura é bem alto, e é nessa facção que Beatrice se encaixa, mudando assim, seu nome para Tris. Ela terá que sobreviver à iniciação na Audácia através de lutas, pulando de prédios, de trens, ser boa no treinamento e obediente. Seus pontos são contados em um quadro, e os que estiverem abaixo da linha vermelha, serão desclassificados, virando assim, um sem-facção.

É na Audácia que Tris conhece Quatro, um dos primeiros a chegar lá, e o que é responsável por treinar os iniciandos. Ele é totalmente intimidador, mas Tris não sente medo dele. Por ela ser uma das mais fracas e por não ter músculos, Quatro dá dicas à Tris que podem fazê-la ganhar uma luta. Aos poucos e para surpresa de ambos, Tris e Quatro acabam de aproximando, e tendo um relacionamento. 

Para ser um membro definitivo da Audácia, os iniciando devem passar por três testes, sendo o primeiro deles um teste físico, o segundo emocional e o terceiro mental. A cada novo nível que sobem, os testes se tornam mais difíceis e colocam suas vidas em risco. Eles aprendem a lutar e a controlar seus medos, sendo este último, o terceiro teste e o mais importante. Tris se supera, e diferentemente do que acreditava, acaba passando nos testes e se tornando definitivamente um membro da Audácia. 

Mas a Erudição agora, quer tomar o governo da Abnegação, e como ela é apenas a facção dos inteligentes, os líderes da Erudição e da Audácia acabam fazendo um acordo. Os líderes da Audácia injetam um soro com transmissores em todos os membros de sua facção, fazendo-os assim serem controlados através de computadores, sem saber o que realmente estão fazendo.

Agora que a Erudição já conseguira seus soldados para dar início a uma nova guerra, serão mais perigosos do que nunca. Lealdades serão testadas, vidas serão perdidas e amores encontrados. Tris deve unir toda a coragem que possui para que consiga fazer o que é necessário para que não morram ainda mais membros da Abnegação e também para que os membros da Audácia não se tornem assassinos, ao mesmo tempo em que tenta proteger sua vida e dos que ama.

“O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.”

Depois de assistir ao filme, fiquei simplesmente obcecada por "Divergente", e isso porque ainda nem havia lido o livro! "Divergente" é uma história maravilhosa, inovadora, e que te prende de um jeito único. Não te deixa desviar os olhos das páginas, te deixa torcendo pelos personagens e querendo que tudo dê certo para eles. Você ri, se emociona, prende a respiração. Você passa pela iniciação junto com Tris, como se realmente estivesse lá. A história encanta, diverte e fascina. Uma narrativa deliciosa que não te deixa pôr o livro de lado enquanto não terminar. Ansiosa pela continuação! Livro maravilhoso e totalmente recomendado.

“O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez.”

“Os humanos não conseguem tolerar o vazio por muito tempo.”

You May Also Like

3 comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Estou cada vez mais ansiosa para ler essa saga, espero que minhas expectativas sejam correspondidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha linda, tudo ótimo e você?
      Olha, eu estava MEGA ansiosa para ler essa trilogia, tinha altíssimas expectativas. E te confesso que minha expectativas foram superadas! Que história MARAVILHOSA! Não há como não gostar! É muito boa mesmo!

      Beijão <3

      Excluir
  2. Prometi a mim mesma que leria essa trilogia até dezembro nem se os livros for em pdf, esse ano eu leio.

    ResponderExcluir