Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #74 - A Consultora Teen

by - segunda-feira, dezembro 15, 2014

Nome do livro: A Consultora Teen
Autora: Patrícia Barboza
Editora: Verus
ISBN: 9788576863564
Páginas: 198
Encontre-o: Skoob | Orelha de Livro
Compre-o: Saraiva | Submarino | Americanas

“Quando penso na adolescência, me vêm à mente as seguintes palavras: amor, paixão, dança, alegria, festa, namoro, amizade, escola, sorvete, pizza, musica, praia, piscina, livros, cinema, risadas.”

Sinopse: Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!

"Nunca pensei em ter um blog. Mas o dela era tão legal que me deu vontade. Será que era difícil fazer? Já que era grátis, cliquei, só para ver como funcionava. Mas eu ia fazer um blog falando do quê? Da minha vida?"

"Eu estava morrendo de dor de cabeça. E me sentindo uma fraude. Como eu poderia escrever: "Quem nunca ficou com cara de bobo olhando para a tela do celular com aquela mensagem fofa antes de dormir?" Eu! Eu nunca passei por isso! Como eu podia falar de coisas que nunca senti? Que nunca vivi? De repente me bateu uma raiva tão grande. Por que eu estava fazendo isso? Qual o sentido disso tudo?"

Thais acabara de se mudar com a família para o Rio de Janeiro, onde sua mãe conseguira um emprego impossível de recusar e com um salário bem superior ao que ganhava atualmente. Ela se muda então com a mãe e o irmão mais velho, Sidney, e seu pai fica mais algum tempo em sua antiga cidade para resolver todos os assuntos da mudança e deixar tudo "em ordem".

O mais difícil para Thais, é deixar sua melhor amiga Fabi para trás, visto que se conhecem desde os cinco anos de idade. Agora, com 14 anos, Thais terá que se acostumar com várias mudanças ao mesmo tempo... sua nova cidade, a ausência da melhor amiga, seu novo e gigantesco colégio, Pedro - seu vizinho lindo - enquanto lida com a sua recém adquirida adolescência.

Mesmo estando longe da amiga, Thais e Fabi conversam todos os dias por e-mail, se atualizando sobre as últimas novidades. Um detalhe sobre Thais: ela é viciada em revistas femininas, e diz que graças às revistas, ela é atualizada sobre todos os assuntos que podem interessar a uma garota. Na teoria, ela conhece tudo. Agora está na hora de mostrar se também conhece na prática.

Depois de visitar o blog de Brenda, ex namorada de Pedro, um fã clube famoso na internet, Thais viu um anúncio onde era apenas clicar para criar um blog também, totalmente gratuito. Para saciar sua curiosidade de como seria ter um blog, Thais acabou criando um para ela. Na dúvida sobre o que escrever, ela lembrou de quantas vezes havia enviado uma pergunta para a revista "Universo Teen" e ficado sem uma resposta. Então, resolveu tratar no blog de assuntos que ajudariam as meninas, um espaço onde elas poderiam enviar perguntas e as ter respondidas.

Algumas horas depois, ela resolveu que excluiria o blog, e quando foi fazer isso, viu que havia recebido uma nova pergunta. Uma menina anônima a perguntara sobre relacionamento e se valeria a pena tentar reatar o namoro com seu ex, de quem ainda gostava. Depois de responder que sim, que valeria a pena, descobre no outro dia que quem havia enviado a pergunta era Brenda, a garota mais popular e bonita de seu novo colégio, e que ela e Pedro haviam reatado o namoro. Estranhamente, Thais não se sentiu triste nem chateada, ficou feliz pelos dois terem voltado. Assim, resolveu que não excluiria o blog, pois seria um meio de ajudar meninas que realmente precisavam de conselhos.

Thais se apresenta como "Conselheira Teen" no blog e em momento algum disse seu verdadeiro nome, portanto ninguém sabe realmente quem ela é. Mesmo se tornando a blogueira mais famosa da escola no anonimato, ela decide que pelo menos por um tempo não responderá mais perguntas enviadas no blog. Todas as suas respostas são dadas em um tom profissional, mas muito do que ela escreve nas resposta, ela mesma nunca vivenciou, como por exemplo se apaixonar.

Dessa maneira, resolve aproveitar ao máximo sua adolescência, e ter novas experiências, como por exemplo o primeiro beijo. Suas novas amigas estão sempre ao seu lado, e se antes Pedro era quem vivia em sua cabeça, agora por ironia do destino, é Pablo - irmão de Brenda e cunhado de Pedro.

Depois de decidir parar de pensar nas coisas apenas na teoria, e realizá-las, a vida de Thais dera uma reviravolta enorme e ela acabara amadurecendo. Resolve então que não excluirá o blog, mas também não se sentirá responsável por resolver os problemas do mundo todo. Ela continuará respondendo as perguntas que recebe e aconselhando quem precisa.

Thais vive muitas de suas "primeiras vezes" e amadurecendo mais à cada uma delas. Descobre que as pessoas nem sempre são aquilo que as outras pensam ser, que se apaixonar é a melhor coisa do mundo e que se você não mudar os seus hábitos, continuará sendo vivendo as mesmas coisas todos os dias.

"O blog, que começou como uma brincadeira, estava me incomodando de verdade. Eu queria, sim, me dar bem no colégio, ter amigos, me apaixonar pela primeira vez, ser feliz. Assim como todo mundo que escreveu. Portanto, naquele momento, resolvi sair da teoria e partir para a prática. Eu ia deixar de uma vez por todas o medo de lado e viver a minha adolescência da melhor maneira que eu pudesse. Aplicar à minha própria vida tudo aquilo que eu sugeria para garotas desconhecidas." 

Confesso que no início não estava muito empolgada com o livro, mas no decorrer da leitura minha opinião mudou completamente! Li o livro todos em apenas algumas horas, a narrativa é super leve e fácil. Um ótimo passatempo. Realmente cumpriu sua tarefa de me entreter e me fazer rir. Eu adorei! Nos mostra os dramas e medos de uma menina que acabou de entrar para a adolescência. Eu realmente gostei muito!

E me beijou novamente. Foi tudo muito rápido, quando eu dei por mim aquela boca linda estava grudada na minha. Ele tem o dom incrível e louco de me beijar em lugares totalmente disparatados e nada românticos. Portas de cozinha e orelhões. Mas mesmo assim o beijo foi perfeito, como da outra vez. Um capítulo que poderia fazer parte de um daqueles livros que tanto li: "Beijos ao luar ou à luz de velas são totalmente clichês"."

You May Also Like

11 comentários

  1. Esse livro me lembrou um pouco de Gossip Girl, claro que no decorrer da sinopse e de sua resenha fica óbvio que não são nem um pouco parecidos, enfim gostei da resenha, como sempre, quando leio me da vontade de comprar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar muito de Gossip Girl, é claro, mas nunca tive a oportunidade de ler!
      Muito obrigada, Amandinha! <3

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie! Não gosto muito desse tipo de livro Hahaha! Quando eu era mais novinha só lia livros assim! Não tenho lá muita certeza se vou ler, quem sabe um dia, né?
    Parabéns pela resenha, amor!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! *-*
      Ah, eu acho bem fofinho! ahahahaha
      E eu realmente gostei desta história. Quem sabe com o tempo você não se convença a ler?

      Beijão <3

      Excluir
  3. Noossa adorei a resenha e achei o livro perfeito..Me deu vontade de comprá-lo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa, Dani! *-*
      Ele é muito fofinho! Eu adorei. Compre sim! *-*

      Beijo <3

      Excluir
  4. Oi!
    Gostei bastante da sua resenha! Descobri esse livro há alguns dias e gostei da sinopse, mesmo sendo meio "bobinha", a ideia de uma protagonista que vira blogueira me deixou curiosa :)
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e realmente fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Beijoss, e parabéns pela resenha!
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler, parece ser um leitura leve e tranquila...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o livro, eu adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom?
    Esse livro parece ser bem divertido e achei a capa bem legal. Pena que já passei do tempo de ler esses livros, mas acho interessante para pré-adolescentes que querem entrar no mundo da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir