domingo, outubro 20, 2013

Resenha #44 - Cinquenta Tons de Cinza


Nome do Livro: Cinquenta Tons de Cinza
Autora: E L James
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186
Páginas: 455
Lançamento: 2012
Nota: 5/5

Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos...

“Ele me enche de certezas e depois me cobre de dúvidas.”
Anastasia Steele - ou Ana, como gosta de ser chamada - é uma mulher de 21 anos, ingênua, linda, desastrada, cursa literatura na faculdade, nunca teve um namorado e nunca sentira vontade de ter. Ela divide o apartamento com sua melhor amiga, Katherine Kavanagh, ou simplesmente Kate, uma estudante de jornalismo autoritária e redatora do jornal da universidade.

Depois de muito insistir, ela finalmente conseguira marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos e dono de uma grande multinacional, que também doa fundos para as pesquisas da universidade em que cursa. Mas por ironia do destino, Kate acaba adoecendo no dia da entrevista, e para não ter que remarcá-la, o que demoraria meses, pede para que Anastasia vá em seu lugar, que acaba aceitando sem saber a reviravolta que sua vida teria.

Quando ela entra no luxuoso escritório do Sr. Grey e o vê, ela se dá conta de que ele é o homem mais lindo que ela já vira em toda sua vida, com aqueles olhos cinzas, e um sorriso muito misterioso, onde se escondem vários segredos. E a atração que sentem um pelo outro logo no início é irrefreável, não tem como negar. A entrevista acaba, mas Ana pela primeira vez, não consegue tirar um homem da cabeça, e cora toda vez que lembra dele.

Estou chorando pela perda de algo que nunca tive. Que ridículo. Chorando por algo que nunca existiu.

 Decorrido alguns dias da entrevista, Christian começa a aparecer "coincidentemente" onde Ana está, o que acaba gerando novos encontros, e quando se dá conta, ela já está mais envolvida no mundo de Christian do que queria, e jamais imaginaria. Apesar de sua inexperiência, Ana está decidida de que quer ter um relacionamento com ele e se entregar ao amor, mesmo o achando bom demais para ela, e como qualquer garota normal faria, acaba se apaixonando por ele.

Mas Christian é um homem de preferências um tanto quanto diferentes, o que a faz repensar suas decisões tomadas anteriormente. Quando ele a leva para visitar seu apartamento em Seattle, acaba lhe revelando um pouco de sua maneira de viver, o que deixa Ana totalmente perplexa.

Que Christian era controlador, isso Ana já havia percebido, mas até esse momento, ela ainda não sabia o quanto, e ele acaba fazendo uma proposta um tanto incomum à ela... Ele a queria como sua Submissa, e ele seria o seu Dominador.

“Não, Anastasia, não quero dizer isso. Em primeiro lugar, eu não faço amor. Eu fodo… com força”

Ana assina um termo de confidencialidade, para que não conte nada do que acontece entre ela e Christian para ninguém, mas a pior parte para Ana, é o bendito contrato entre Submissa e seu Dominador. O contrato basicamente diz que Ana de sexta a noite à domingo, pertence à seu Dominador e ele pode fazer com ela, todo o tipo de relações sexuais que quiser, entre infinitas regras, algumas totalmente absurdas, e que ela deve concordar com tudo e obedecê-lo sem questionar.

Christian Grey nunca quis tanto alguém como uma Submissa como quer Anastasia Steele, e acaba quebrando sua própria regra e transa com ela antes de assinar o contrato. Os dois tem uma relação intensa, mas as variações de humor de Christian acaba muitas vezes dificultando as coisas para Ana.

Para os dois, a relação é cheia de "primeiras vezes", que eu simplesmente adoro. Eles mudam várias cláusulas do contrato e estão sempre juntos, e não demoram para embarcar em um delicioso, intenso e sensual caso de amor. Ana acaba descobrindo mais sobre seus desejos e prazeres, ao mesmo tempo em que tenta conciliar tudo que está acontecendo em sua vida nas últimas semanas, e os segredos e mistérios do passado de Christian que ele tanto luta para esconder.

“- Não quero ir - sussurro.
Porra, é isso aí. Dá ou desce. Mais uma vez, meus olhos ficam marejados.
- Também não quero que vá - sussurra ele, a voz rouca. Afaga meu rosto com doçura e limpa uma lágrima com o polegar. - Fiquei cheio de vida desde que conheci você.
Seu polegar traça o contorno do meu lábio inferior.
- Eu também - sussurro. - Eu me apaixonei por você, Christian.
Ele torna a arregalar os olhos, mas, agora, de puro e autêntico medo.
- Não - sussurra ele como se eu tivesse lhe dado um soco.
Ah, não.
- Você não pode me amar, Ana. Não… é um erro.
Ele está apavorado.
- Errado? Errado por quê?
- Bem, olha só pra você. Não posso fazer você feliz.
A voz dele é angustiada.
- Mas você me faz feliz.”

Sinceramente? Eu ADOREI esse livro! Estou totalmente viciada! Confesso que já havia começado a ler o livro uma vez, logo que lançou, mas acabei não gostando da história. Agora decidi começar a lê-lo novamente, e eu adorei. Adorei a Ana, ela transmite os medos e dúvidas que a maioria de nós também tem em um relacionamento, achei ela super corajosa por sempre fazer o que tem vontade, sem se importar com opiniões alheias. Adorei o Christian, aquele homem lindo, intenso, cheio de segredos. Nos faz querer descobrir a origem disso tudo, nos faz querer saber o porque ele é do jeito que é. Adorei a Kate, uma amiga excelente que está querendo sempre ajudar a Ana, mesmo não sabendo de tudo o que está acontecendo, e sempre a defende. Adorei o Taylor, o motorista faz-tudo do Christian. Simplesmente adorei todos os personagens, tanto os principais quanto os secundários, e  posso citar motivos para amar cada um deles. A diagramação do livro está perfeita, e a capa... ah, a capa! - suspiro - eu simplesmente a adoro, acho-a linda demais. Nunca achei que me encantaria tanto por essa trilogia como estou encantada!

Não vejo a hora de começar o próximo livro, que pelo que dizem, é ainda melhor que o primeiro. Não acho que as pessoas deveriam julgá-lo tanto, pois todos já sabem que nele há conteúdo adulto, não sejam falsos moralistas, por favor!

Li e simplesmente adorei! Com toda certeza está no topo da minha lista de favoritos. Totalmente recomendado, tenho certeza de que todas nós nos apaixonamos perdidamente pelo Sr. Grey assim como a Anastasia.

Confira a seguir, dois trailers do filme, e se me permitem dizer, acho que o Matt Bomer seria nosso Grey perfeito, mas ele se recusou a fazer o teste :\
Quando imagino Christian Grey, automaticamente Bomer me vem à cabeça, mas infelizmente isso não passará da minha cabeça para as telonas, o que é realmente uma pena.



7 comentários:

  1. Li este livro ano passado e achei bem "pesado" e ainda não terminei de ler a série, mas tenho curiosidade e pretendo termina-lá ano que vem...

    ResponderExcluir
  2. Sério que tu curtiu? Achei o livro muito ruim KKKKK
    Um conteúdo (Epa, que conteúdo? rs) Mas enfim, teve várias pessoas que gostaram.

    ResponderExcluir
  3. Adicionado a lista de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que no começo eu tive um certo preconceito, mais quando li eu me apaixonei pelos personagens e suas complexidades, pelo enrendo, por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa relendo a resenha, me dei por conta que acabei não realizando a leitura das continuações ( como disse no comentário anterior) mas por pura falta de tempo, ainda não adquirir as continuações...Mas com certeza é uma das séries que tenho como meta para finalizar.Beijos!

    ResponderExcluir