Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #26 - O Código da Vinci

by - domingo, abril 21, 2013

Nome do livro: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
ISBN: 8575421131
Páginas: 423
Lançamento: 2004


Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.


{...}


Os homens fazem muito mais para evitar o que temem do que para obter o que desejam.


Tudo começou na noite em que Jacques Saunière foi assassinado no museu do Louvre, em Paris, na França, onde era o curador. Seu assassino, um homem alto e pálido chamado Silas, estava atrás do segredo que era guardado por Saunière e outros três homens, os principais membros de uma antiga sociedade secreta chamada Piorado de Sião. Depois de atirar no estômago de Saunière , ele foi embora, deixando a vítima com aproximadamente 15 minutos de vida. Em seus últimos minutos, sabendo que deveria passar adiante o segredo protegido pelo Piorado, deixou pistas na galeria do museu para sua neta Sophie Neveu, uma criptóloga da Polícia Judiciária, para que com alguma ajuda conseguisse chegar ao final do mistério e resolvê-lo, não deixando assim o segredo morrer junto com os membros do Priorado. 
Robert Langdon, o professor de simbologia religiosa da universidade de Harvard, foi mais uma vez chamado às pressas para resolver um mistério maior do que poderia imaginar a princípio. Dessa vez, quem o chamou foi a Polícia Judiciária, e convenhamos que não há a mínima possibilidade de se dizer não a eles. Na França, eles são como o FBI nos Estados Unidos. Chegando no Museu do Louvre, o capitão da diretoria da Polícia Judiciária, Bezu Fache o encontrou, e mostrou à Langdon o ocorrido, e porquê precisavam de sua ajuda. 
No início do livro, nos é apresentado o Opus Dei, uma sociedade que segue rigorosamente as leis da igreja católica antiga. Alguns acham que é um culto secreto, mas devido aos recentes acontecimentos estão negativados e não estão sendo vistos com bons olhos por todas as pessoas. Eles estão atrás de algo, uma pedra-chave que os levarão a se vingar daqueles que julgam e não compreendem seus métodos. 
Voltando ao museu... Foi uma das cenas mais estranhas e angustiantes que Langdon já presenciara. O corpo do curador, jazia nu sobre o piso de parquê. Seus braços e pernas estavam bem abertos, como que se puxados por uma força invisível. O corpo de Jacques Saunière deitado no chão, era a réplica perfeita do Homem Vitruviano, uma das obras mais conhecidas de Leonardo Da Vinci, e usando seu próprio sangue como tinta, Saunière desenhou um símbolo em sua carne, cinco linhas retas que se interceptavam e formavam uma estrela de cinco pontas, o pentagrama. 
Com a ajuda da brilhante criptógrafa francesa Sophie Neveu, Robert e ela aos poucos vão conseguindo identificar as pistas deixadas por Saunière. Mas para isso não podem contar com a Polícia Judiciária, já que eles têm a certeza de que o assassino de Saunière, é ninguém menos que Robert Langdon.
Muitos segredos importantes serão revelados, novas amizades nascerão, e talvez até mais que isso. E a lealdade de muitos será testada. Langdon e Sophie além de se tornarem fugitivos da polícia, ainda tem de lidar com o Opus Dei. Quanto mais próximo chegarem de revelar o mistério por trás de Leonardo Da Vinci e do Priorado de Sião, mais as coisas irão se complicar, e mais perigo irão correr.
Qual será o segredo que o Priorado de Sião guardara por tantos séculos? Quem serão os envolvidos? Quais são as intenções de cada um? Muitos estão atrás do segredo, mas poucos saberão toda a verdade. 


A vida é cheia de segredos, e não se pode aprender todos de uma só vez!

Há tempos estava querendo algum tempo para ler este livro, e acabei lendo ele em três dias. Sou totalmente fascinada pelos livros de Dan Brown e não escondo isso de ninguém. Agora só falta terminar de ler Fortaleza Digital, o primeiro livro de Brown, e Inferno, seu lançamento. Dan Brown tem um jeito único de escrever, com muita ação, suspense, e principalmente mistério. Ele nos revela coisas incríveis, que seus livros deveriam se tornar um leitura obrigatória. O Código Da Vinci, como seus outros livros, é fantástico e surpreendente, te prende da primeira à ultima página, e não te deixa desgrudar os olhos do livro enquanto não chegar a ultima palavra. E enredo é magnífico, e descobrimos tantas coisas, que nem conseguirei dizer aqui. A leitura por ser em terceira pessoa, nos permite conhecer igualmente todos os personagens, e não apenas o ponto de vista de um só. É claro que Langdon, nosso famoso professor de Harvard não poderia ficar de fora com seu amplo conhecimento simbológico e histórico, ele nos esclarece muitas coisas no decorrer do livro, o que acaba ficando fácil de interpretar. Ao contrário do que a maioria das pessoas dizem, não achei "O Código Da Vinci" difícil de entender, não. Pelo menos não mais do que qualquer outro livro do autor. Adorei a leitura, e super recomendo a todos.


- Os livros todos não podem competir com séculos de história já estabelecida, principalmente quando essa história é endossada pelo liro mais vendido de todos os tempos.
Faukman arregalou os olhos.
- Não me diga que Harry Potter também fala do Santo Graal!
- Eu estava me referindo à Bíblia.
Faukman ficou encabulado.
- Eu sabia.


You May Also Like

14 comentários

  1. Eu amei esse livro quando li! *o*
    Mas faz um tempãoo, rs.
    Eu adoro os livros de Dan Brown, já li todos, falta só o mais novo dele. xD
    Já estou seguindo o blog =)
    bjs
    http://simplesleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoooooooooooorei este livro. Já li todos do Dan Brown também amor, e sou totalmente apaixonada por ele UAHSUAHSUH *-*
      Agora pra coleção só falta o lançamento! ):
      Obrigada por seguir lindona <3

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Deu vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bom que gostou amor! Leia sim, é excelente, e Dan Brown escreve como ninguém! *-* Beijão <3

      Excluir
  3. adoro as obras de Dan Brown,tenho todos, falta ker Fortaleza Digital e Inferno, são livros que também dou de pesente para as pessoas de quem gosto.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei este livro, aprendi muito com ele, assim como todos os livros de Dan Brown. Comprei Inferno a pouco tempo e logo logo estarei lendo! *--*
    Beijinhoos ;)
    www.leituraesuasmanias.com

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a Resenha, ficou muito boa!

    Eu AMEII esse Livro :D

    Seguindoo!!!

    De uma passadinha no meu blog!

    http://francielebazan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Sou louco para ler esse livro, mas nunca tive oportunidade. Já li Anjos e Demônios, do mesmo autor, e gostei muito. A escrita é ótima e a história é cheia de mistérios. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é simplesmente maravilhoso! Há quem diga que é uma leitura complicada, mas não acho que seja! Dan Brown é magnífico! Ele possui um jeito único de escrever, e O Código Da Vinci não é diferente. Se gostou de Anjos e Demônios, tenho certeza que irá adorar este também!
      Beijos :*

      Excluir
  10. Amei a resenha, clara, de fácil compreensão e rápida para a leitura.

    ResponderExcluir
  11. não vou ler a resenha pois quero ler este livro e Anjos e Demônios.. :)

    ResponderExcluir