Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #41 - Wake - Despertar

by - quarta-feira, setembro 18, 2013




Nome do livro: Wake - Despertar
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793403

Páginas: 201
Lançamento: 2010
Nota: 4/5


Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... 


"Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare.

Janie Hannagan não é uma adolescente comum. Desde seus 8 anos, ela tem o dom de "entrar" nos sonhos - bons ou ruins - das pessoas que dormissem no mesmo local, ou perto dela. Ela simplesmente não consegue evitar. Quando alguém dorme perto dela, ela é automaticamente "puxada" para o sonho da pessoa. Seus dedos começam a dormir, e em seguida ela tem algo semelhante à convulsões, não tem mais controle sobre o seu corpo, e sua visão escurece totalmente. Mas o que mais a aflige, é que em muitos sonhos, diferentes pessoas pedem ajuda à ela, mas ela não consegue se mexer, nunca sabe o que fazer para ajudar. Por um longo tempo, ela é apenas uma espectadora. 

Janie vive com sua mãe, uma alcoólatra deprimida que praticamente não sai de seu quarto, a não ser para beber. Elas têm pouco dinheiro, e vivem na parte mais pobre da cidade. Por causa disso quando era menor, muitas vezes era alvo de brincadeira dos "colegas" da escola, que viviam na parte mais nobre da cidade, por causa de suas roupas, e de onde morava. Para poder frequentar a Universidade, Janie começa a trabalhar no Asilo Heather cobrindo seu horário, e também turnos de outros funcionários, para poder ganhar dobrado. Com isso, ela passa grande parte de seus dias com os idosos do asilo, sem saber que um deles, poderia mudar todo o curso de sua vida.

Por mais difícil que seja sua vida, e ter que lidar com seu dom, Janie não é um coitadinha, uma protagonista sem sal que só sabe reclamar da vida. Apesar de ser pobre e de ter pouco dinheiro, ela chega a quase ser uma garota normal. Não é isolada, e tem como melhor amiga Carrie, que também é sua vizinha. 

Há anos, Janie conhece Cabel Strumheller, - meu personagem favorito do livro todo - ele sempre esteve na história, mas antes era o garoto esquisito, anormal e drogado, que poucos ousavam conhecer. Mas com o tempo, ele também muda, e Janie e ele acabam se aproximando. Ele tem seu lado bad boy, romântico, frágil, misterioso e até um pouco sombrio. Eles compartilham segredos, medos, sonhos - literalmente - e anseios. Como nada é perfeito, a vida amorosa dos dois durante esse primeiro livro é complicada e cheio de obstáculos, mas os dois têm muito mais em comum do que poderiam imaginar, e lentamente, um se apaixonada perdidamente pelo outro. Quando brigam, um quer simplesmente poder odiar o outro, mas não podem, não conseguem. 

Janie aos poucos vai conseguindo lidar com seu dom, ela decide se quer ou não entrar nos sonhos, e quando sair. Ela passa de uma mera espectadora, para uma participante. Ela consegue ajudar quem a pede ajuda, e com o tempo, tudo isso está ficando mais suportável. Mas o que ela não sabe, é que sua vida está prestes à mudar da água pro vinho.


Ela procura algo em seu bolso e encontra uma nota de 10 dólares.- Pelo café da manhã - ela fala.Ele balança a cabeça em sinal de recusa, e empurra a nota.- Deixe-me pensar que este foi nosso primeiro encontro, tá?Ela olha para ele por um tempinho. Sente um frio na barriga."- Tá - ela diz baixinho.


Confesso que comecei a querer ler o livro por causa da capa, que achei maravilhosa, mas depois de ler a sinopse, fiquei totalmente encantada pelo livro e pela história que poderia ter. Os personagens são fantásticos, bem construídos, e a ideia foi excelente. Me conquistou muito esse tema de sonhos, mas acho que a estória poderia ter sido mais desenvolvida e mais elaborada. A narração é em terceira pessoa, e meio que um pouco "pobre", porque não nos permite conhece a fundo os personagens e quais são seus pensamentos e sentimentos. Mas acredito que a escolha por essa narrativa tenha sido por causa da visão de Janie dos sonhos, o livro nos mostra como ela via os sonhos, como espectadora, não participante. Mas no geral o livro é muito bom, e teve uma reviravolta fantástica no final. Espero que os dois próximos livros sejam tão bons quanto esse, ou ainda melhor. Totalmente recomendado!

You May Also Like

8 comentários

  1. Oie :)

    Estou doido para ler logo esse livro, tenho certeza de que a série vai me agradar demais !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro, ele é super legal mas quase ninguém conhece (:

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post, gostaria muito de ler esse livro :-)

    ResponderExcluir
  5. Amo esse livro, ele é muito bom, a leitura é rápida...

    ResponderExcluir