Tecnologia do Blogger.

Sobre nós

Editoras Parceiras

Curta nossa página

Resenha #33 - Cidade das Almas Perdidas

by - quinta-feira, junho 27, 2013

Nome do livro: Cidade das Almas Perdidas
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403285
Páginas: 429
Lançamento: 2013


Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?


Será que alguma parte do verdadeiro Jace ainda está ali? Será que existe algo a se salvar?

Nos quatro livros anteriores, Cassandra nos revela uma história surpreendente e apaixonante, onde vários mistérios são revelados ao longo da leitura. E claro, Cidade das almas perdidas não poderia ser diferente, ela nunca nos decepciona. É incrível sua capacidade de nos deixar mais extasiados a cada livro que lemos da série, mais ansiosos, e tendo altas expectativas para o último livro. Cassandra Clare nos apresenta no quinto e penúltimo livro da tão aclamada série Os instrumentos mortais, como o amor e a escolha de fazer a coisa certa acabam sempre vencendo, mesmo quando acreditamos já estar tudo perdido e não haver mais nada a ser salvo.



Sei que não somos grande coisa em comparação à você, mas não matamos nossos amigos. Tentamos salvá-los. Se o Céu não quisesse assim, jamais deveríamos ter recebido a capacidade de amar. 

Em Cidade das almas perdidas, finalmente conhecemos mais detalhadamente Jonathan Morgenstern - ou Sebastian, nome usado por ele em "Cidade de Vidro" - e depois do catastrófico fim do livro anterior, onde Sebastian cria uma aliança demoníaca com Jace e os dois desaparecem, eles agora estão ligados - literalmente ligados, "corte um e o outro sangra". O que acontecer com um, consequentemente acontecerá ao outro também. - e Jace, bom, não é mais Jace. Suas vontades, ações e sentimentos são controlados por Sebastian, e se tornam a "dupla invencível e perversa". Eles tem um plano, que Clary está disposta a tudo para descobrir e libertar seu amor desta ligação perturbadora com o irmão.

Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo.  

Com Jace e Sebastian desaparecidos, a Clave os procurou por semanas, mas Caçadores de Sombras começaram a ser mortos misteriosamente, o que fez com que as buscas pelos dois ficasse em segundo plano. Então, como era de se esperar, Clary, Isabelle, Alec, Simon e Magnus começam a procurá-los por conta própria, não ligando em quebrar as regras da Clave para encontrar Jace.
A mensagem principal do livro, é enfrentar nossos medos para salvar quem amamos, e isso pode ser provado quando Clary se sujeita a ir morar na mesma casa em que seu irmão mais velho e perverso, Sebastian, por acreditar que o verdadeiro Jace, o seu Jace, ainda estava lá, por baixo daquela máscara fria e indiferente. Enquanto Clary tentava descobrir qual era o verdadeiro plano de Sebastian, e qual seria a utilidade de Jace nele, seus amigos faziam de tudo para ajudar também. Isabelle e Jocelyn foram falar com as Damas de Ferro, que são as únicas autorizadas a mexer com o adamas, o material divino que faz as estelas e as torres de Alicante, para saber se há alguma arma que pudessem fazer para matar apenas um, ou separá-los, mas não obtiveram resultados.

Eu tinha sorte. Tanta, tanta sorte. E não consegui enxergar. - Encontrou os olhos de Clary - Eu amo você - declarou. - E você me faz mais feliz do que um dia imaginei que pudesse ser. E agora que sei como é ser outra pessoa, me perder, quero minha vida de volta. Minha família, você. Tudo. 

O que os resta então, é invocar novamente o anjo Raziel, e pedir-lhe uma arma angelical capaz de fazer o que precisam. Simon é quem ficou responsável por invocar o anjo, pois ainda tinha a primeira marca, a marca de Caim que Clary havia colocado nele, e caso o anjo se irritasse e jogasse fogo celestial nele, não aconteceria nada. Raziel é invocado, e relutantemente aceita. Ele dá a Simon a espada de Miguel, e em troca retira a marca de Simon, que pertence apenas ao Céu colocá-la lá. Com a espada em mãos, e tendo falado com Clary por um anel mágico de fadas, onde quem o coloca ouve o que o outro pensa, os quatro reuniram os Caçadores de Sombras que conseguiram e partiram atravez de um portal atrás de Sebastian, parar qualquer que seja o plano dele. Assim como em todos os livros da série no final tiveram um luta ou batalha, este não poderia ser diferente. E desta vez, não foi contra Valentim a luta, e sim contra seu herdeiro e seus soldados.
Pessoas se machucaram, outras se transformaram, e oportunidades enfim foram tidas, mas serão capazes de fazer a coisa certa para livrar quem amam do mal? Mesmo que isso signifique contrariar tudo que acredita? Jonathan Morgenstern enfim deixou bem claro ser pior que o pai, seus planos maléficos e seus objetivos os piores possíveis. Poderá Jonathan ser detido? Quem enfim, calará o herdeiro do pior Caçadores de Sombras que existiu até hoje?

Faria qualquer coisa para salvá-lo, qualquer que fosse o preço, independentemente do que pudesse dever ao Inferno ou ao Céu, não faria?  

O livro não deixa nada a desejar em momento algum. Uma história muito bem construída, criativa e misteriosa. Cassandra Clare realmente tem um jeito único de escrever, que te fascina, te prende, e não te deixa tirar os olhos das páginas enquanto não terminar. E quando você virar a última folha, é como se estivesse faltando um pedaço de você, e você se pega pensando nos personagens, na história, semanas a frente. O que me chamou muito a atenção deste livro, foi o fato de Sebastian ser uma pessoa muito sozinha e carente. Quem imaginaria Jonathan Morgenstern, o filho de Valentim, ser uma pessoa sensível? Mas isso até certo ponto, não vamos destruir a fama de mau feitor do garoto, já que ele à merece. Por incrível que pareça, é Jace quem o ajuda a arquitetar todo o plano maligno, mas como já foi dito, Jace não era, bem, o Jace.

Bem, deixe-me perguntar uma coisa agora - falou Sebastian - Acha que pode me perdoar? Digo, acha que o perdão é algo possível para alguém como eu?

Cassandra nos mostra, que mesmo quando achamos que tudo está perdido, vale a pena nos arriscar e enfrentar nossos maiores medos, para salvar quem amamos. A história é excelente, e foi um dos livros que mais gostei. O enredo é absolutamente único, acho que ninguém jamais conseguirá a facilidade que Cassandra tem para escrever, ela parece brincar com as palavras. A narrativa é em terceira pessoa e permite ser vista do ponto de várias pessoas, o que nos faz conhecer melhor cada personagem. Muitos que eram secundários, tiveram um papel totalmente importante neste livro, assim como Maia e Jordan, o casal de licantropes. Isabelle finalmente resolve admitir para si mesma estar apaixonada por Simon, e que precisa dele. Alec e Magnus enfrentam problemas no relacionamento causado pelo ciumes e por não haver confiança. E Clary, faz algo esplêndido para salvar quem ama, suportar o irmão por acreditar que seu Jace, ainda estava lá, vivo e esperando para ser salvo.

Era tolice ter esperança, ela sabia. Mas às vezes a esperança era tudo que restava. 

You May Also Like

5 comentários

  1. OS CINCO POETAS BRASILEIROS MAIS CITADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

    1 - MÁRIO QUINTANA
    2 - VINÍCIUS DE MORAES
    3 - CORA CORALINA
    4 - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
    5 - AUGUSTO BRANCO

    * Dados consolidados da Who Talking Social Media Search Engine, referentes aos poetas brasileiros biografados na Wikipedia.

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  3. Resenha muito boa. Essa capa!!!

    ResponderExcluir
  4. Amo essa série!
    Beijinhos
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir